Os associados aprovaram as propostas de alteração do estatuto da Ampeb apresentadas pela Diretoria na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocorrida em 12/02. Dentre as mudanças estão: 1) a votação, de forma híbrida, para as eleições associativas, ou seja, votação eletrônica e, subsidiariamente, com cédulas e cartas; 2) exclusão de voto por carta após as eleições de 2023; 3) criação da Diretoria de Aposentados e Pensionistas; 4) criação da Diretoria Jurídica e de Prerrogativas Institucionais; 5) alteração das competências do vice-presidente, que passa a ter um papel ativo na comunicação com a classe e com a sociedade.
Como não foi atingido inicialmente o quórum para deliberação da pauta, a Assembleia foi mantida em estado de permanência pelo prazo de 30 dias e os associados puderam votar, tanto por e-mail quanto pelas enquetes no site a aplicativo, até o último sábado, dia 13/03.
O primeiro item aprovado teve 187 votos a favor e 19 contrários. O segundo tema obteve 187 favoráveis, 16 desfavoráveis e 3 brancos. A terceira alteração contou com 183 votos em prol da mudança, 22 contra e 1 branco. A quarta mudança proposta foi apoiada por 185 associados contra apenas 15 que optaram por não alterar o estatuto, além de 6 votos em branco. A última alteração atingiu o mesmo quantitativo da anterior: 185 a favor, 15 contra e 6 brancos.
ELEIÇÕES DA AMPEB: As mudanças nos cargos da diretoria já valem para as eleições da Ampeb deste ano, que ocorrerão dia 14 de maio, das 9h às 17h, conforme edital publicado no Diário Eletrônico de Justiça desta segunda-feira (15), no site da entidade de classe e enviado por e-mail.
Com as mudanças, a Diretoria passará a ter os seguintes cargos:
Veja o material apresentado na AGE com as mudanças aqui!