AMPEB AMPEB

Notícias

16/02/2012 08:15 Notícias

Ampeb divulga pergunta para debate

COMPARTILHE:

A Ampeb já divulgou a pergunta da associação que será direcionada aos sete candidatos ao cargo de Procurador-geral de Justiça durante o debate promovido pela própria entidade no próximo dia 24, às 13h30, na sede do MP do Centro Administrativo da Bahia. A pergunta foi enviada aos concorrentes e para conhecimento dos associados, através de comunicado. Segue abaixo íntegra do mesmo:

COMUNICADO

Salvador, 13 de fevereiro de 2012.

Prezado (a) Associado (a),

Encaminho a Vossa Excelência, nos termos do Art. 9º, Parágrafo Único, do Regulamento do
Debate dos Candidatos à Eleição ao Cargo de Procurador-Geral de Justiça, Biênio 2012-2014, a pergunta da AMPEB, que consiste no seguinte:

O Conselho Nacional do Ministério Público reconheceu que as verbas pagas a título de auxílio-saúde pelo Ministério Público da União e pelos Ministérios Públicos do Espírito Santo e de Rondônia possuem caráter indenizatório, apresentando-se, portanto, compatíveis com o sistema remuneratório instituído pelo subsídio.

O mesmo colegiado considerou legítimo, porque previsto em Lei Orgânica, o pagamento de gratificação pelo exercício funcional dos plantões judiciários, o que vem ocorrendo nos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.

Em muitos Estados, os membros do Ministério Público auferem ainda o pagamento de auxílio-moradia e de outras verbas previstas em lei.

Na Bahia, o Tribunal de Justiça já reconheceu como devido aos juízes de direito o pagamento retroativo de auxílio-alimentação, o que ainda não ocorreu no âmbito do Ministério Público em relação aos seus membros, malgrado reiterados pleitos da AMPEB.

Nunca é demais lembrar, outrossim, que os membros do Ministério Público da Bahia ainda aguardam que o projeto de lei que institui a gratificação pelo exercício de substituição, encaminhado à Assembleia Legislativa há quase dois anos, após decisão do CNMP, tramite e seja aprovado.

Como Procurador-Geral de Justiça, que atitudes tomará Vossa Excelência diante deste quadro?

Atenciosamente,

Norma Cavalcanti

Presidente

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público