Notícia

18 de setembro de 2014 - 17:32 - Notícias

Associados poderão sugerir emendas sobre proposta que disciplina Notícia de Fato e Procedimento Administrativo

Os associados da Ampeb interessados em propor sugestões de emendas ao texto da proposta de resolução do Conselho Nacional do Ministério Público, que disciplina, no âmbito do Ministério Público, a instauração e tramitação da Notícia de Fato e do Procedimento Administrativo, podem se manifestar até o dia 30 de setembro. As sugestões devem ser enviadas para o email presidencia@ampeb.org.br. Estas serão encaminhadas à comissão de acompanhamento de processos administrativos no CNMP e CNJ, instituída pela Conamp, que se encarregará de fazer chegá-las ao Conselho Nacional.

A proposta de resolução, de autoria do conselheiro Claudio Henrique Portela do Rego, estabelece que notícia de fato é qualquer demanda dirigida aos órgãos da atividade-fim do Ministério Público, submetida à apreciação das procuradorias e promotorias de Justiça, conforme as atribuições das respectivas áreas de atuação, podendo ser formulada presencialmente ou não, entendendo-se como tal a realização de atendimentos, bem como a entrada de notícias, documentos, requerimentos ou representações.

Já no capítulo do procedimento administrativo, a matéria aponta que o procedimento administrativo é o instrumento próprio da atividade-fim destinado a acompanhar o cumprimento das cláusulas de termo de ajustamento de conduta celebrado; fiscalizar, de forma continuada, políticas públicas ou instituições; apurar fato que enseje a tutela de interesses individuais indisponíveis; e embasar outras atividades não sujeitas a inquérito civil.

A proposta foi apresentada pelo conselheiro na 17ª Sessão Ordinária do CNMP, no dia 1º de setembro.

Clique aqui para ver a proposta de resolução. Para ter acesso use seu login e senha.

 Com informações do CNMP

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!