Notícia

6 de maio de 2022 - 21:16 - Em destaque Outras Notícias

Cleonice Lima é reconduzida ao cargo de corregedora-geral do MP-BA e homenageia ex-colegas com galeria

A corregedora-geral do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Cleonice Lima, foi reconduzida ao cargo nesta sexta-feira (6), em cerimônia realizada no CAB, na capital baiana. Ela foi reeleita em abril pelo Colégio de Procuradores de Justiça para continuar no cargo durante o biênio 2022/2024.

A posse contou com as presenças do presidente e do vice-presidente da Ampeb, Adriano Assis e Marcelo Miranda, respectivamente; da procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti; do presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União e corregedor-geral do Ministério Público de Rondônia, Cláudio Wolff Harger, entre outras autoridades, além de diversos membros do MP-BA.

A PGJ Norma Cavalcanti destacou a “conduta íntegra e corajosa da corregedora-geral, condições necessárias que a ajudarão a enfrentar as adversidades e a vencê-las”. Ela reafirmou que os procuradores e promotores de Justiça são homens e mulheres de bem, mas sujeitos a falhas, porém costumam ter mais acertos do que erros. “Por isso, esperamos que a Corregedoria aja sempre com base na lei, fiscalizando nossas condutas, priorizando o aspecto preventivo, com o objetivo de sempre elevar a credibilidade do parquet baiano perante a sociedade”, acrescentou a procuradora-geral.

O vice-presidente da Ampeb citou que a gestão de Cleonice na Corregedoria-Geral trouxe inovações que facilitaram a produção de relatórios e o acompanhamento da atividade funcional, além de sempre estar aberta ao diálogo com a associação. “A expectativa para o segundo mandato da corregedora-geral é que ela amplie ainda mais a aproximação com a Ampeb e consiga implementar todas as ações de modernização iniciadas durante sua primeira gestão”, pontuou Miranda.

Para Cleonice, a nova etapa demandará ainda mais força, coragem e entusiasmo. “É um novo recomeço, mas é muito salutar que haja memória, reconhecimento e consideração. Os resultados que obtive não surgem do nada, emergem de várias sementes lançadas em solo fértil […] O Ministério Público precisa de união e convergência para que tenha reconhecida a sua estabilidade e atuação. Com sua enorme dimensão e, consequentemente, grandes responsabilidades, o MP-BA avançou muito, mas continua a ter muitas demandas. São inúmeros desafios a serem superados”, avaliou a corregedora-geral.

Aposição

Antes da posse da corregedora-geral, houve a inauguração da nova galeria de ex-corregedores-gerais do MP-BA e a aposição da foto do ex-corregedor-geral Zuval Ferreira. Ele esteve à frente do órgão entre 2018 e 2020.

O vice-presidente da Ampeb lembrou que a gestão de Ferreira foi marcada pelo acolhimento aos membros do Ministério Público baiano, no qual a Corregedoria prezou pelo incentivo e orientação aos integrantes da instituição, postura que trouxe tranquilidade para o exercício das funções.

“Minha carreira está prestes a ser concluída no Ministério Público, irei completar 45 anos na instituição. Essa homenagem ficará registrada aqui por um certo tempo na História e, na minha lembrança, vai ser inesquecível”, ressaltou Ferreira.

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!