Notícia

25 de fevereiro de 2015 - 09:17 - Notícias

Conamp convoca ato público em defesa da atuação do MP em MG nesta sexta

Entidades do Ministério Público irão realizar nesta sexta-feira, 27, um ato público em repúdio ao atentado sofrido pelo promotor Marcus Vinícius Ribeiro Cunha e em defesa da atuação do MP.

A mobilização está sendo organizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); Associação Mineira do Ministério Público (AMMP); Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); o Conselho Nacional dos Procuradores de Justiça (CNPG); Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais; Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC); e Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

O ato público está marcado para às 13h, no Center Convention, localizado no Center Shopping Uberlândia (Av. João Naves de Ávila, n.º 1331, Uberlândia, MG).

No último dia 21, Cunha foi baleado em frente à Promotoria de Justiça de Monte Carmelo, onde trabalhava no plantão. Sobre o episódio, a Conamp publicou moção de repúdio ao atentado, reafirmando compromisso com a segurança institucional dos membros do MP.

 

Leia abaixo a moção de repúdio da Conamp.

“Moção de Repúdio

O Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, reunido extraordinariamente na presente data, em Brasília-DF, aprova, à unanimidade, a presente MOÇÃO DE REPÚDIO em face do atentado perpetrado contra a vida do promotor de justiça MARCUS VINÍCIUS RIBEIRO CUNHA, que, no dia dia 21 de fevereiro do ano fluente, na cidade de Monte Carmelo, Estado de Minas Gerais, em frente à sede do Ministério Público, onde tem exercido com denodo e destemor suas funções ministeriais, notadamente no combate ao crime organizado, foi covardemente atingido por diversos disparos de arma de fogo que lhe causaram gravíssimas lesões.

A agressão praticada é uma afronta ao Ministério Público brasileiro e à cidadania que, historicamente, tem contado com a atuação da instituição para a efetivação da Justiça, o combate à criminalidade e à corrupção.

Casos de ameaças, atentados e assassinatos de membros do sistema de justiça brasileiro têm sido comuns, infelizmente. Essa realidade inaceitável evidencia o risco inerente à atividade dos membros do Ministérios Público, às escâncaras materializado e carecedor de urgente reconhecimento formal.

A CONAMP acompanhará atentamente toda a apuração dos fatos, buscando assegurar a punição exemplar dos culpados e a preservação da integridade física e da vida da vítima e de seus familiares e, paralelamente, intensificará ainda mais sua luta diuturna pela segurança efetiva dos membros do Ministério Público expostos a situações de risco em razão do cargo, dever do Estado e anseio da sociedade.

Brasília/DF, 24 de fevereiro de 2015.
NORMA ALGÉLICA REIS CARDOSO CAVALCANTI
Presidente da CONAMP”

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!