Notícia

25 de fevereiro de 2015 - 11:58 - Notícias

Em nota, Ampeb repudia atentado contra promotor em Minas Gerais

A Ampeb divulga nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, uma nota de repúdio por ocasião do atentado sofrido pelo promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, de 33 anos, membro do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Na noite do último sábado, 21, Cunha levou três tiros frente à Promotoria onde atua,  em Monte Carmelo, município a 484 km da capital mineira.

Confira abaixo a íntegra da nota de repúdio da Ampeb.

“A Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb) vem a público externar a mais profunda indignação frente ao atentado ocorrido contra o colega Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, membro do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, manifestando total repúdio ao fato ocorrido no último sábado, 21.

Cerca de doze disparos de arma de fogo foram feitos na direção do veículo do promotor quando este encerrava expediente na sede do Ministério Público de Monte Carmelo (a 303 km de Belo Horizonte), sendo o colega atingido por três projéteis que provocaram graves lesões nos pulmões e rins. Titular da Promotoria de Defesa do Patrimnio Público de Monte Carmelo e integrante do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado – GCOC do Triângulo Mineiro, Marcus Vinícius foi vítima de uma tentativa de execução enquanto exercia suas atividades funcionais, sendo atacado durante plantão institucional.

O atentado sofrido pelo colega mineiro evidencia o grave quadro de violência em nosso país, impondo-se resposta veemente do aparato estatal. A tentativa de assassinato de um membro do Ministério Público em razão do exercício das suas funções é demasiado preocupante, especialmente por se tratar de um agente político cuja atribuição precípua, dentre outras deferidas pela Carta de 1988, é a defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis, nos quais se inclui a vida.

A Ampeb, irmanada à Conamp e à Associação Mineira do Ministério Público, reafirma sua confiança nas autoridades para a elucidação do fato, na certeza de que os autores do delito serão punidos. A tentativa de execução de um Membro do Ministério Público brasileiro, seja por que causa for, é, antes de tudo, um atentado ao Estado Democrático de Direito, que deve merecer a repulsa de toda a sociedade.

Salvador-BA, 25 de fevereiro de 2015
ALEXANDRE SOARES CRUZ
Presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia”

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!