Notícia

11 de setembro de 2014 - 08:49 - Notícias

ELEIÇÕES 2014 – Gestão orçamentária e saúde foram os temas predominantes em encontro com Paulo Souto

paulo souto destaque

A preocupação com a situação financeira do Estado foi logo externada pelo candidato a governador da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, quando questionado sobre o problema orçamentário hoje no Estado. “O assunto é preocupante”, destacou após a colocação inicial do presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, que abriu a conversa perguntando sobre o orçamento do Ministério Público e suas atuais dificuldades, a exemplo do excesso de promotorias vagas no interior.  Um grupo de dez associados participou do momento, que teve intervenções também do procurador Aquiles Siquara, dos promotores Olímpio Campinho e Janina Schrenk. O encontro aconteceu ontem, na sede do comitê de campanha e escritório político do candidato, na Avenida ACM.

Paulo Souto disse que precisa olhar a situação do orçamento e das condições financeiras do Estado com muito realismo, entendeu que o problema da ausência de promotores no interior é grave e que fará um grande esforço para corrigir isto. “Tenho interesse em ver o Ministério Público funcionando na maior plenitude possível e com todas as condições de operar”, declarou.

O tema “Saúde” acabou entrando na pauta da conversa, porque Souto se disse assustado com a situação, sobretudo no interior. Acredita que em Salvador a inauguração da nova unidade do Hospital Geral do Estado vai melhorar bastante o atendimento das demandas pelo SUS, mas que, nos municípios mais afastados, são necessárias medidas heroicas e emergenciais.  Neste ponto foi discutida a judicialização dos atendimentos, com os frequentes casos que chegam ao Ministério Público, por vezes, até, encaminhados pelas próprias unidades de saúde. “Este é um mal que se precisa enfrentar. E não vai morrer do dia pra noite”.

O quesito “segurança pública” também foi colocado em discussão e o candidato reafirmou a intenção de voltar a formar as forças-tarefas que uniram diferentes órgãos e polícias no combate a determinados tipos de crime, que exigiam uma diligência mais específica, adotadas no seu ex-governo. “Podemos evitar muita coisa se tivermos um envolvimento maior”, disse ao destacar outras forças conjuntas que também foram realizadas para enfrentar problemas vigentes no Estado em diferentes áreas, a exemplo da seca no sertão, problema citado pelo procurador Aquiles Siquara.

Souto também quer criar a Controladoria Geral do Estado para garantir uma maior transparência de gestão. Disse ainda que o problema na Sáude é de financimento e gestão. “A legislação é muito rígida com os estados e municípios e flexível com a União, que nunca deixou que se aplicasse pela receita”.

Paulo Souto  é formado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e tem doutorado pela Universidade de São Paulo. Foi governador da Bahia duas vezes: em 1994 e 2002. Já foi senador e ocupou cargos importantes nos governos de Antônio Carlos Magalhães (ACM). Leiam abaixo trechos de suas declarações no encontro que teve com a Ampeb ontem.

ORÇAMENTO

“Tenho interesse em ver o Ministério Público funcionando na maior plenitude possível e com todas as condições de operar. É importante tomar ciência disso (sobre promotorias vagas no interior)”

“Tenho Esperança que alguma coisa nos dê o poder de economizar”

SAÚDE

“Estou assustado com o que está acontecendo na Saúde hoje na Bahia”

“Teremos que tomar medidas heroicas e não tenho necessidade de fazer isto numa forma política. As medidas precisam ser emergenciais, utilizar a capacidade ociosa”

“A questão no interior é de uma dramaticidade incrível. Sabia que era grave mas nem tanto”

“Os municípios têm direito aos medicamentos de atenção básica que desde julho de 2013 estão sendo remetidos com dificuldade”

SEGURANÇA

“As forças especiais e forças tarefas são soluções que conseguem integrar as polícias, não tem solução melhor e a participação do Ministério Público é decisiva”

 

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!