Notícia

8 de agosto de 2014 - 15:08 - Notícias

Ampeb participa de lançamento oficial da Campanha de Mobilização da Magistratura

IMG_5818

Encontro reuniu representantes de diversas associações de classe em prol de melhorias no Judiciário baiano. Palestra ministrada pelo juiz federal e professor Dirley Cunha foi momento auge do evento

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 8, no salão nobre do Fórum Ruy Barbosa, o lançamento oficial da Campanha de Mobilização da Magistratura, iniciativa promovida pela Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), visando melhores condições de trabalho para os juízes nas comarcas do Estado. O presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, participou do evento compondo a mesa da cerimônia, juntamente com representantes de outras associações de classe que atuam no sistema de Justiça e apoiam a causa. A união dos diversos atores da área visa uma Justiça mais eficaz para todos que dela dependem.

Segundo a presidente da Amab, juíza Marielza Brandão, a ideia da campanha é alertar a sociedade e chamar a atenção do Poder Público para a necessidade urgente de se encontrar soluções, visto que os juízes estão sobrecarregados e sem estrutura para atender a grande demanda de processos do Judiciário baiano. A sobrecarga de trabalho e a necessidade de realização de concurso público imediato, inclusive, é uma das causas que a Ampeb também vem buscando solucionar junto à Procuradoria-Geral de Justiça.

IMG_5857 - dirley

O momento auge do evento desta sexta-feira foi à realização da palestra “O papel do Poder Judiciário na garantia dos Direitos do cidadão”, ministrada pelo juiz federal e professor Dirley Cunha. Em sua fala, o juiz fez um histórico da importância do Poder Judiciário; dos modelos de Estado de Direito (Liberal, Social e Democrático); dos ideais de juiz, segundo o estudioso Carlo Guarnieri (juiz-executor, juiz-delegado, juiz-guardião, juiz-político); além de mencionar a importância da Constituição de 88 e de se respeitá-la.

O lançamento da campanha dos magistrados foi marcado ainda pela apresentação das peças publicitárias que serão veiculadas nos próximos dias na mídia e apresentadas à sociedade, a exemplo do vídeo, cartazes, outdoors e o hotsite do movimento “Questão de Justiça”. A ação desta sexta-feira é o desdobramento do Dia de Mobilização da Magistratura, realizado em 23 de julho.

IMG_5826-reduz

Além da Associação do Ministério Público da Bahia, o evento de hoje contou com as presenças de representantes das Associações dos Defensores Públicos (Adep-BA), Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud), Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj), Magistrados Brasileiros (AMB), OAB-BA, entre outros.

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!